Postado em 04 de Junho de 2018 às 11h17

CURIOSIDADES SOBRE GATOS

Dicas (6)
Pedido de carinho:
Quando um felino pede pelo carinho do dono é sinal de que ele deseja estreitar a relação, e se a cabeça for o local em que o animal quer receber o cafuné a situação pode ser considerada ainda mais afetuosa, já que é nesta região que os felinos da mesma espécie costumam se lamber para demonstrar amizade e confiança.

Ronronados:
Produzido por uma vibração típica das cordas vocais dos felinos, o som do ronronar quer dizer que o gato está tentando chamar a atenção por algum motivo, seja por fome, para pedir carinhos ou para que se afaste de algo que considera perigoso. Ainda na fase de filhote já é possível presenciar os bichanos produzindo esse som enquanto mamam, sendo acompanhados no ronronar por suas mães.


Miados:
Assim como os ronronados, os miados dos gatos são uma forma de chamar a atenção das pessoas ou de outros felinos. Enquanto os bichanos raramente miam um para o outro em situações rotineiras (guardando a voz para os momentos de briga ou acasalamento), eles costumam ?falar? bastante com seus donos e outros seres humanos, usando o som como uma forma de pedir por algo, (como comida ou colo).

Brincadeiras:
Incentivando o instinto caçador do animal, as brincadeiras também são uma forma prática e divertida para que os felinos socializem entre si e com os seres humanos, demonstrando um sentimento de amizade. Quando curvam as costas e levantam o rabo, no entanto, é sinal de que a hora de brincar acabou para o bichano, e ele se retira do ambiente.


Esconder emoções:
A dissimulação é uma característica bastante presente na vida dos bichanos, que não precisam (e não costumam) demonstrar muitas emoções para se comunicar. Justamente por ter um espírito bastante caçador, o gato prefere camuflar suas emoções para enganar e manipular os seus concorrentes, tentando se encolher quando com medo para fugir sem que percebam ou tentando parecer maior (levantando as costas e os pelos) para espantar o inimigo.


Se esfregar na perna do dono:
Outro sinal clássico da demonstração de amizade do gato, o ato de se esfregar nas pernas das pessoas demonstra afeição e confiança, sendo que, geralmente, o felino levanta o rabo antes de começar a roçar nas pernas do humano de quem gosta.

Levar animais mortos para casa:
Ao contrário do que muitos imaginam, quando o felino traz um animal morto para casa ele não quer alimentar as pessoas do lar ou algo do tipo, sendo esta atitude uma das poucas que ainda remete bastante à vida caçadora que costumava ser natural para os bichanos. Na realidade, o gato leva o animal morto para casa porque, segundo seus instintos, ele pretende comê-lo. Entretanto, os felinos domésticos preferem outro tipo de alimentação com a qual já estão mais acostumados, e acabam abandonando a presa.

Veja também

Devo utilizar suplemento para meu cão????16/07/18 Atualmente é muito comum a utilização de suplementos, principalmente os naturais, em nossa alimentação. E fica a dúvida...devo utilizar suplemento para o meu cãozinho??? Isso ajuda a mantê-lo forte??? Tem necessidade??? O que posso utilizar??? Atualmente, existem centenas de complementos feitos especialmente para cães que podem fazer com que o seu peludo tenha uma vida mais longa e plena. É claro que uma ração de......
CÃES FILHOTES!22/06/18 Se a sua cachorrinha acabou de ter filhotes, seu lar certamente ganhou pequenas doses extras de fofura. E você, evidentemente, adquiriu algumas responsabilidades a mais. Como a natureza é muito sábia, boa parte dos cuidados que os cachorrinhos recém-nascidos......

Voltar para BLOG