Postado em 01 de Junho de 2018 às 09h51

ESCOVAÇÃO DA PELAGEM DO SEU CÃO

Cuidados (11)

Depois de identificar o tipo de pelagem que o cão possui, o próximo passo para escovar o cachorro corretamente é escolher o instrumento certo.
Cães de pelo longo preferencialmente devem ser escovados com escovas de aço, que desembaraçam os nós mais facilmente. Dependendo da grossura do fio vai ser a firmeza da escova. Cães de pelo delicado, como o Maltês ou o Yorkshire, devem ser escovados com calma por uma escova de dentes finos e mais flexíveis na base, para não danificar o pelo. Já cães de pelo duplo ou grosso pedem um pouco mais de firmeza na escova para retirar todos os nós e o grande excesso de pelos.
Os cães de pelo curto pedem escovas de borracha, que retiram os pelos com eficiência sem machucar a pele do bichinho. Até um cão de pelo bem baixinho e curto deve ser escovado, e por seus pelos serem tão unidos à pele, é muito perigoso usar escovas de metal e cortar a pele do cãozinho.
Alguns cães possuem o pelo duro, que lembram cerdas de escovas de cabelo. Esse tipo de pelo é um pouco complicado de se escovar devido à sua grossura. É interessante que o dono vá com calma e cuidado, para não acabar machucando o animal caso algum pelo seja arrancado ou quebrado.
A frequência das escovações vai depender do comprimento e da grossura do fio. De forma geral, o cão deve ser escovado uma vez por semana, sendo que a região do focinho deve ser escovada diariamente. Porém, cães de pelo longo devem ser escovados de 2 a 3 vezes por semana, e raças de pelo muito delicado é indicado a escovação todos os dias.

Veja também

Previna a Giardíase no seu cãozinho e proteja a sua família!!!10/07/18 Você sabia que a Giardíase é uma doença que pode prejudicar muito não apenas seu cãozinho, mas você também? Sabe quais são os sintomas e como prevenir a doença? -É uma doença causada pelo protozoário Giardia lambia, que pode infectar diversas espécies animais, além dos cães e também o......
Dermatite canina11/01/19 A dermatite canina é um dos problemas que mais acometem os pets. A doença nada mais é do que uma infecção na pele, provocando muita coceira, vermelhidão e pequenas feridas. Entre os diversos tipos de dermatite,......
POR QUE INVESTIR EM HIDRATAÇÃO DOS PELOS DO SEU PET?06/06/18 Você sabia que a hidratação nos pelos dos pets pode até garantir uma boa saúde pra eles? Mas é nas estações mais frias do ano que a hidratação ocupa papel fundamental. Principalmente no inverno quando os bichinhos mesmo com roupa sentem a pele ressecar o que......

Voltar para BLOG